Dia dos Professores: É feriado nacional? Entenda a origem e o significado do 15 de outubro
No dia 15 de outubro é comemorado o Dia dos Professores no Brasil. Embora não seja um feriado nacional, a data ocupa um lugar de destaque no calendário escolar como uma homenagem à profissão essencial para a sociedade. Mesmo sem ser feriado para a maioria dos trabalhadores, as escolas têm autonomia para decidir se decretam o dia como livre ou não.
Em alguns estados brasileiros, muitas escolas públicas e particulares iniciaram as comemorações já nesta segunda-feira (14), adotando o dia como ponto facultativo. Outras preferem celebrar na data oficial, 15 de outubro. De toda forma, a programação regular do calendário escolar costuma ser retomada apenas na quarta-feira.
A Origem do Dia dos Professores
A história da data remonta ao período do Brasil Imperial. Em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, então imperador do Brasil, sancionou um decreto importante para a democratização do ensino. O primeiro artigo da Lei de 15 de outubro determinava que todos os meninos tivessem acesso à leitura, escrita, operações básicas de cálculo e noções de geometria. Naquele período, no entanto, o acesso das meninas à educação ainda era negado.
Mais de um século depois, em 1947, um grupo de professores paulistas, liderado por Samuel Becker, sugeriu transformar o 15 de outubro em uma data de descanso e homenagem para os educadores, especialmente por causa do longo e exaustivo segundo semestre letivo. A ideia foi recebida com entusiasmo por docentes e alunos de várias partes do país.
A mobilização deu frutos e, em 14 de outubro de 1963, o Decreto Federal 52.682 oficializou a data como feriado escolar. Desde então, o Dia dos Professores é celebrado como um reconhecimento à importância da profissão e um momento de pausa para educadores de todo o Brasil.
Assim, apesar de não ser um feriado nacional, o 15 de outubro é um marco para o meio educacional, com escolas e professores tendo a liberdade de celebrar a data de forma significativa e adequada à sua rotina.
コメント